Nascido em 1981, Everaldo Pitz ingressou na arbitragem da Licob em 1996 como árbitro assistente (o popular bandeirinha). Ele lembra que o início foi difícil, afinal recém havia completado 16 anos de idade e "por ser jovem ninguém respeitava".
A primeira final como assistente ocorreu na decisão da categoria sub 20 em 1998. De 1999 a 2004, integrou o quadro de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, onde atuou em jogos das categorias de base, divisão de acesso e amistosos.
O primeiro jogo como árbitro principal ocorreu em 2002, quando apitou o jogo entre Vendaval e Santos pelo campeonato da categoria sub 20. Desde o início já demonstrou ser um árbitro rigoroso e enérgico.
A partida foi encerrada aos 32 minutos do segundo tempo por insuficiência de atletas nas duas equipes, pois um total de 11 atletas foram expulsos.
Desde então, Everaldo Pitz vem atuando e ganhando espaço no futebol da Grande Florianópolis. Um grande observador de árbitros mais experientes, como José Carlos Bezerra, Getúlio Barreto de Souza, Eros Martins e Fernando Oliveira, conseguiu moldar um estilo próprio de arbitragem..
Na Licob, revela ter muitas amizades, especialmente com os árbitros Ronildo Amauri Lopes e Jaison Cardoso da Silva. Graças ao seu trabalho e esforço na arbitragem, Everaldo Pitz esteve nas últimas quatro finais do campeonato de Biguaçu.
Foto: Adalberto Klüser
Nenhum comentário:
Postar um comentário